terça-feira, 28 de abril de 2015

Adolescência (também) é isto

Ontem, no carro, a caminho da escola:
- Mãe, estou muito preocupada com o teste de fisica/quimica. Percebo aquilo, mas depois há sempre qualquer coisa que me falha nos problemas... para além disso também estou preocupada com a minha festa de aniversário. Estive aqui a pensar, e das duas uma, ou não faço nada, ou faço uma coisa muito pequena só com as minhas amigas mais chegadas. Tipo, só quatro amigas, 'tás a ver? É que é assim, apetecia-me convidar o meu grupo todo de amigos. Mas olha, os rapazes são uns imaturos, infantis, e estão sempre com parvoíces. Tu nem imaginas... Depois apetecia-me convidar imenso pessoal da minha turma do ano passado. Mas depois, separam-se logo todos por grupinhos. Depois não consigo dar atenção a todos. Depois apetecia-me convidar uma ou duas pessoas da minha turma deste ano. Mas depois há outros, que se não forem convidados, ficam melindrados. Por isso, olha, não sei, mas se calhar vamos só cinco amigas sair.

Aí, decido levantar uma ponta do véu:

- Olha filha, eu percebo isso tudo, mas sabes que o teu grupo de amigos se está a juntar para te comprar um presente que é um bocado caro, e depois é chato, terem entrado todos na angariação de fundos para o presente, e deixares mais de metade fora da festa...

- Ai é? Então está decidido. Não faço nada e fica o assunto arrumado.

-Oh filha, mas são os teus dezasseis anos...

- Pois são. E o ano passado foram os meus quinze, e para o ano serão os meus dezassete...

Calei-me, e andei todo o dia assim a modos que angustiada, com o facto da miúda se preocupar com este tipo de coisas, e deixar passar a data em branco, sem qualquer comemoração com os amigos.

Ao fim da tarde, no carro, de regresso a casa:

- Mãe, afinal já me decidi, em relação à minha festa. Não vai ser uma. Vão ser duas. Na sexta, vou com as amigas mais chegadas ao Main, já quase todas temos dezasseis, de certeza que nos deixam entrar,  e no sábado faço uma jantarada com o resto do pessoal todo, ali perto de Santos. Já fiz a lista, somos quarenta e tal. Ah, e já estou a perceber bué de fisica/quimica. 

Da angustia que senti anteriormente, passei para o modo "em choque", do qual padeço até hoje. 


10 comentários:

  1. Ai pá, já me fartei de rir com o teu post!!! É mesmo como diz a canção:..." De manhã o sol brilha e logo a seguir está a chover..."!
    Um beijinho e boa (S) festa!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal e qual, Paula!
      Quanto ao plural (festas), vou ter de a demover de tamanha loucura. Bolas, não há um meio termo?

      Eliminar
  2. Chama-se a isso adolescência, ora! Não te lembras? ;)

    Beijocas, Alteza. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu lembro-me. Ainda foi há tão pouco tempo! ;) Por isso é que sou conotada de "mãe fixe". Porque me lembro bem, e vou fazendo as vontades. Mas esta... Hum... Não sei, não... Beijos Maria!

      Eliminar
  3. terá a ver com o movimento uniformemente acelerado? diz que é da física, movimentam-se para a compra da prenda, aceleram para a festa correr bem, já que são duas... só problemas, mas parecem estar bem encaminhados! :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Encaminhados, estão. Já concretizados, tenho as minhas dúvidas!

      Eliminar
  4. 8 ou 80. A adolescência dá cabo de nós, E deles.. Coragem para tantos festejos :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. vou tentar convencer a não ser o 8, nem o 80. Espero ser bem sucedida... Um beijo!

      Eliminar