sexta-feira, 27 de março de 2015

Sinceridade/Honestidade

Reunião de notas do segundo período.
Com a miúda, nada de surpresas. Conseguiu o tal "feito escadinha" 12,13,14,15,16,17,18.
O miúdo teve mais um 3, do que o esperado. Para abrir a pestana. 
Tirando o facto do miúdo continuar irrequieto, distraído, e falador, está tudo bem, dizem-me. E sempre com uma resposta pronta, na ponta da língua. Mas educado. Valha-me isso.
Sento-me, e converso com ele. A conversa do costume, que tem de se aplicar mais, blá, blá, pardais ao ninho. E por fim, a conversa sobre o acontecimento, a alemão:

- Então filho, explica-me lá o que se passou na aula de alemão. Ouvi dizer que a professora no dia que entregou os testes, e porque as notas foram tão más, perguntou à turma quem não gostava de alemão, e tu foste o único a pôr o braço no ar...

- Sim. Mas a professora disse para sermos honestos e sinceros. E eu fui único a ser honesto e sincero. Ou tu achas que alguém gosta de alemão? Ninguém! Nós nem tivemos hipótese de escolher outra língua. Fomos obrigados a ter alemão! E aquilo é difícil como tudo!

- Então e depois a professora pergunta quem é que acha que o alemão lhe prejudica a vida, e tu voltas a ser o único a pôr o braço no ar?

- Então, oh mãe, que é que tu achas? Eu tinha acabado de receber o teste! Tive negativa! Desci de um 88%, para um 43%! Comecei logo a pensar que vocês se iam chatear comigo! 

- Sim filho, mas tu não podes dizer que aprender alemão te prejudica a vida...

- Então mas não era para sincero? Eu já estava a pensar no castigo que aí vinha. Vê lá se não tive razão? Prejudicou-me a vida, e de que maneira...   

como é que eu explico ao miúdo que há alturas na vida que mais vale estar calado, e guardar a porra da honestidade e sinceridade só para si?


6 comentários:

  1. Muitas vezes a honestidade e sinceridade pagam-se caras. Ensinaram-nos e nós ensinamos esses valores aos nossos filho. A contorna-los e a adapta-los aprendemos com as palmadas da vida :)

    ResponderEliminar
  2. Ah, ah, muito bom!! Fez-me lembrar tanto o meu filho... Igualzinho em tudo! De facto, os miúdos são muito mais sinceros que os adultos, que tem uma série de "constrangimentos", às vezes...
    Um beijinho e boa páscoa😜

    ResponderEliminar
  3. Ahahahaha ... a inocência e sinceridade das crianças é algo incrível. E às vezes dava jeito que isso não se perdesse na fase adulta, resolviam-se muitos problemas se as pessoas fossem mais francas e honestas.:)

    ResponderEliminar
  4. hahahaha Se calhar há coisas que não se explica... vais ter que esperar que a vida se encarregue de lhe mostrar :) E vê pelo lado positivo: ele é capaz de ser honesto e sincero. Nada mau! :)

    ResponderEliminar
  5. Honestidade e sinceridade. Olhando em volta e começando por quem nos governa essas duas palavras não entraram nem entram no seu dia a dia
    Kis <}

    ResponderEliminar
  6. Tal como a Vânia diz, há coisas difíceis de explicar mas tenta-se sempre e fazemos o nosso papel. A vida encarregar-se-á do resto.

    ResponderEliminar