sexta-feira, 20 de março de 2015

E enquanto foi dia do pai, para mim foi dia de tia

O Sobrinho ouviu dizer que a tia (euzinha) lhe tinha comprado uma revista do Panda.
Vai daí, pediu aos pais durante dias  para ir para casa da tia (euzinha).
A tia (euzinha), oferece-se para tirar o dia, e tomar conta do sobrinho.
O sobrinho chega, ainda o dia não clareara como deve ser, e a tia (euzinha) dá-lhe a revista do Panda.
O sobrinho olha a revista com um certo desânimo e articula no seu portunhol "já li cum mãe, e cum pai".
A tia (euzinha) não se dá por vencida, o que não deve faltar é merchandising do animal do canal quarenta (já nem me lembrava do que era ter a televisão em altos berros todo o santo dia no canal panda, bonecada a falar, intercalado com o raio dos parabéns, que isto dizem que a natalidade está em crise, mas o que não falta aí é miudagem a fazer anos), e diz ao sobrinho que vamos já tratar do assunto, e comprar uma nova revista.

Saímos para levar os miúdos à escola. Entra no carro, senta na cadeira, põe cinto.
Deixamos os miúdos na escola e vamos tomar o pequeno almoço. Tira o cinto, sai da cadeira, sai do carro. Caminhamos em passo caracol, o passo à medida das suas pernitas.
Voltamos a entrar no carro, senta na cadeira, põe cinto.
Vamos comprar a revista. Outra vez a cadeira, o cinto, bolas, que já não me lembrava disto.
Chegamos a casa. Olho para ele. Está com uma gadelha de todo o tamanho. Uma franja capaz de o pôr estrábico em três tempos (devo estar a ficar velha, já pareço a minha mãe). Arrisco uma rebocada da minha irmã, e o ódio silencioso do meu cunhado (não terá coragem de me desancar, caso não goste do corte). Decido, saímos de casa. Entra no carro, senta na cadeira, põe cinto. Chegamos ao cabeleireiro. Tira o cinto, sai da cadeira, sai do carro.
O miúdo porta-se lindamente enquanto eu vejo as tesouradas e temo uma descasca eminente da minha irmã com pêlo na venta, quando vir o filho sem pêlo na tóla.


Para o choque não ser grande, envio fotos à irmã e ao cunhado do novo look, via mensagem. Assim, terão tempo de mastigar a questão. Voltamos a casa, e ando constantemente atrás dele e a ver onde está. Pergunto-me como fazia quando os meus eram assim, pequeninos. E eram dois.

Quando dou conta, o sobrinho tem a boca cheia de chocolate. Pergunto-me onde foi buscar o raio do kinder, e vejo-lhe a mochila aberta. Ligo para a minha irmã. "o miúdo acabou de comer um chocolate". A minha irmã informa-me que já passou uma hora da hora habitual do seu almoço. Estava com fome.
Desenrascado, o miúdo. Está almoçado, pensei.
E estava mesmo. O almoço, mandou-mo comer a mim.

Vamos aos baloiços. Cheira-me a cocó.
Cocó? - penso. Bolas, esqueci-me da mochila das fraldas.
Falso alarme. Ufa, foi só um pum.
O dia chegou ao fim. Constatei mais uma vez que este sobrinho é um santo. Nem uma birra, nem uma queixa, sempre bem disposto embora de uma antipatia extrema com estranhos (quem os manda  tentar fazer gracinhas? "ah, cutchi cutchi, tão lindo...olá! cu-cu!")
E sendo o sobrinho tão fácil de aturar, pergunto-me como sobrevivi à maratona do veste casaco, despe casaco, senta nas cadeiras, aperta cintos, pega ao colo (e quantas vezes peguei nos dois em simultâneo, um em cada anca) a juntar aos atritos e brigas que  tinham um com o outro, e aos gritos, e ao choro, e a tudo, tudo, o que já passou, e de que até me esqueci...

A vantagem daquele tempo, é que a avaliar as dores nos braços de que padeço hoje, naquela altura não havia cá preocupações com o músculo do adeus. Velhos tempos que já lá vão...

Nota: O corte de cabelo não suscitou grande drama parental. Ou pelo menos não ouvi queixas. Já o meu miúdo, olhou para o novo look do primo e reclamou comigo : "então tu foste cortar o cabelo ao primo, e deixaste-o ficar com este corte ? atão os tios ainda não se aperceberam que o miúdo vai ser gozado para o resto da vida na escola se continuar com este cabelo, e tu não fizeste nada por isto? devias ter rapado ligeiramente dos lados, e deixavas uma poupa em cima! "








2 comentários:

  1. Um dia da tia em pleno! Muito bom.
    O teu miúdo é que é um espetáculo, viu logo a enrascada (ou não) no que o primo estava metido! Deve se ter esquecido da diferença de idades:)

    Beijinhos Rainhas e um bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  2. Eheheh então e a popa do miúdo pá? Tão giro que ele é :))

    ResponderEliminar