terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Pódio

No inicio do ano escolar miúdo chega a casa e diz que ficou em primeiro lugar no corta mato da turma. Mas que, como eu bem sei, atletismo não é com ele, ele é mesmo é uma pessoa de futebol, e como tal não está a pensar participar no corta mato da escola. Digo-lhe que nem pensar, que a professora é até capaz de se zangar com ele, porque o primeiro lugar exige que ele vá representar da melhor forma a sua turma. 
No dia da prova, miúdo diz-me que vai participar, mas que sabe não vai ganhar e como não é uma pessoa de atletismo, vai por ir, só para a professora não se chatear com ele. Dou um ralhete, digo-lhe que o importante não é ganhar, é participar e acima de tudo dar o seu melhor. Independentemente de ganhar ou não, temos sempre de dar o nosso melhor. Decido ficar na escola, a assistir, e a perceber se se esforçou ou não, que feitiozinho danado.
Miúdo diz-me que é melhor ir-me embora, não gosta cá destas coisas da mãezinha a assistir. Não obedeço, afinal quem manda, ainda sou eu.
Miúdo faz uma prova exemplar, ganha com larga distancia, colegas gritam e aplaudem, sobe ao pódio, traz orgulhoso uma medalha para casa.
Passada a euforia, miúdo diz que não lhe apetece ir ao corta mato do concelho, porque não é uma pessoa de atletismo, é mais de futebol, e já sabe que não vai ganhar. Digo-lhe que nem pensar, que o primeiro lugar exige que ele vá representar da melhor forma o seu colégio.
Miúdo vai, professora diz-lhe que o melhor é partir nos lugares da frente, miúdo diz-lhe que nem pensar, "já viu bem os matulões que estão na frente? empurram-me, fico caído no chão, e sou esmagado a seguir". 
Miúdo termina a prova, liga-me "fiquei em vigésimo sétimo". E isso é bom?, pergunto-lhe. "sim, deviam ser uns cento e tal".
Chega a casa, e anuncia à irmã de peito cheio,o vigésimo sétimo lugar. A irmã, que também já participou, diz-lhe que é excelente, e pergunta quantos participantes eram. "Eram duzentos e tal", diz-lhe ele. No dia seguinte conta ao pai, que em trezentos e tal, ficou em vigésimo sétimo. Solto uma gargalhada, e digo-lhe que se alguém lhe perguntar para a semana, quantos participantes eram, ele dirá uns dois mil, na certa. É que o numero vai aumentando exponencialmente de dia para dia.Diz-me que não, que a professora já lhe confirmou, e eram mesmo trezentos e tal. Tenho atleta. Não é, é de atletismo... 


2 comentários:

  1. Mas tens mesmo! Ficaram 26 à frente dele e para cima de trezentos para trás! :)
    Tens atleta e atleta da matemática, ou ginasta mental :*

    ResponderEliminar
  2. Coitado do puto, é um incompreendido. Sabes lá o que lhe custou deixar aqueles todos para trás?!!
    :D :D :D :D

    ResponderEliminar