sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Profecias

Já a minha mãe dizia  (e eu que sempre fui teimosa o suficiente para dar ouvidos à senhora minha mãe a minha filha que não leia isto ) "quando se avaria uma coisa, avariam-se logo duas ou três". Não sei de onde vem o presságio, a superstição, ou o raio, mas  desde que estou "por conta própria", tenho verificado que o lema se comprova. Assim, de cada vez que se avaria qualquer coisa, fico logo com o coração nas mãos e a pensar na avaria subsequente espero que não seja uma coisa pesada/pesada nos dois sentidos.
A máquina de secar avariou. Dei conta, assim que começou a chover a potes e  me vi com os estendais cheios, de cagulo. Benditos cinquenta euros para a extensão de garantia. Tinham passado três meses dos dois anos de vida, e consequentemente da garantia obrigatória. Talvez pela alegria dos cinquenta euros mais bem gastos dos últimos anos, não pensei na profecia. Este arranjo não me iria sair do bolso.
Mas, comecei a ouvir uns ruídos estranhos, vindos da minha casa de banho. Eu estava sozinha em casa, e fui aprofundar a questão. O autoclismo estava a ganhar vida própria. Olhei e ouvi com atenção. Estava a perder água. E a porra do autoclismo está escondido numa parede. Modernices. Esteticamente, o máximo, mas e agora como é que se evitam litradas de água sanita abaixo e uma conta exorbitante, até que venha um canalizador? A falta que faz um homem numa casa, que o miúdo não conta ainda, chama-se o cunhado, não para arranjar, que ele até é jeitoso( "mas com o autoclismo embutido, não sei como se faz"), mas para descobrir a torneira de segurança que eu não a avisto em lado nenhum. Penso, tenho de arranjar um canalizador.
Ante ontem, avariou a prancha do cabelo. Foi a miúda quem deu o sinal de manhã ("mãeeeee, a prancha não liga, como é que eu vou com o cabelo cheio de altos para a escola????).
Balbucio umas asneiras entre dentes, minto e digo-lhe que o cabelo está perfeito, saímos de casa e penso, tenho de comprar uma prancha nova. Também me faz muita falta.
Ontem, avariou-se o secador de cabelo. Foi a miúda quem deu o sinal à noite (mãeeeee, avariou-se o secador! Como é que eu vou com o cabelo molhado para a cama????).
Enquanto preparo o jantar, balbucio umas asneiras entre dentes, penso no raio da profecia e da superstição, faço contas às avarias (quatro? bolas, não era suposto serem  só três?), e digo-lhe para ir secar o cabelo à casa da vizinha. Penso, também tenho de comprar um secador.
Hoje de manhã, o miúdo chegou à casa de banho, onde tinha colocado o seu telemóvel a carregar na noite anterior e disse : "mãeeee! a prancha e o secador não estão avariados! esta tomada é que pifou! o meu telemóvel não carregou!"
Pronto, afinal temos homem nesta casa. Ainda que pequenino, perspicaz.
Penso, mandar arranjar a máquina de secar, mandar vir um canalizador, mandar vir um eletricista.
E são três.
Profecia comprovada.



Sem comentários:

Enviar um comentário