domingo, 9 de março de 2014

A arte de bem ruminar



Nos domingos em que não estou com os meus filhos transformo-me num animal ruminante. As semelhanças são muitas. A ver:

Os ruminantes são mamíferos artiodáctilos que têm um aparelho digestivo complexo, com três ou quatro câmaras, adaptado à ruminação. Àquilo que eu ingiro, o meu tem obrigatoriamente que ter todas estas câmaras...Regurgitam e voltam a mastigar o alimento depois de o terem engolido. Bom, isto eu não faço. Eu cá mastigo e engulo, digiro, e expulso no dia seguinte.  Alimentam-se enchendo um dos compartimentos - denominado pança ou bandulho - Ora cá está. Já dizia a minha avózinha, vamos lá encher o bandulho. Que é o que eu tenho feito todo o santo dia. De modos a ficar com uma pança a modos que dilatada. 
Os ruminantes verdadeiros apresentam normalmente cornos ou hastes, pelo menos os machos. Ufa. Não sou macho. Sou fêmea. Rumino, e não tenho cornos nem hastes. E com sorte, emagreço durante a semana aquilo que vou engordar este domingo. 

Sem comentários:

Enviar um comentário