terça-feira, 14 de janeiro de 2014

O sonho comanda a vida

Uma grande percentagem dos rapazes quando lhes é perguntado "o que queres ser quando fores grande", responde "jogador de futebol".
O meu filho não foge à regra.
Desde muito pequeno, o sonho era o futebol.
E eu e o pai, contrariávamos  sempre a resposta. "ah, e tal... tens de pensar noutra coisa... estudar, e tal, e pardais ao ninho...", até que o miúdo começou a dizer umas coisas, tipo economista, medico, eletricista, nitidamente, a primeira profissão que lhe vinha à cabeça.


Nunca o proibimos de jogar futebol, e por isso jogava no clube do colégio, uma coisa saudável (dizíamos nós), e por pura brincadeira.

E todos os anos, lá vinha a questão "é este ano que eu posso ir para um clube a sério?"
Conseguimos adiar até este ano.
O clube a sério, não passa de um clube de aldeia, daqueles que ninguém conhece, numa freguesia aqui perto, e que disputa (assim me parece - não sou muito entendida na matéria), o campeonato distrital.


Há coisas que vêm de facto nos genes. Nunca o incentivamos (antes pelo contrário), e o miúdo tem queda para a coisa. A ver: do lado paterno, o bisavô foi jogador. O avô foi jogador. O tio avô foi jogador. O pai foi jogador. O tio foi jogador. O primo é jogador. 

Dado o histórico familiar, preconceito em relação à profissão, nunca houve nenhum. No entanto, ambicionamos sempre para os nossos filhos, o melhor. E conhecendo de perto a realidade desta carreira, e principalmente a sua curta duração, não era de todo o que ambicionávamos para o nosso príncipe.
No entanto, nunca o vi tão feliz como agora. 
E é feliz que o acompanho a todos os jogos, porque não posso nem devo travar-lhe um sonho.


Por isso, ontem, quando chegámos a casa e ele me pediu para ver a entrega da bola de ouro, sentei-me ao seu lado, e juntos vivemos a emoção de a ver entregue ao Cristiano.

E vi espelhado nos seus olhitos brilhantes, o sonho de um dia estar naquela mesma posição.
Ele só tem onze anos e tem um sonho.
E eu estarei cá, para o orientar e apoiar, porque já dizia o poeta, o sonho comanda a vida...

Sem comentários:

Enviar um comentário